terça-feira, 7 de março de 2017

Todo dia é dia da Mulher

Talvez soe clichês as palavras do nosso título, mas é exatamente o que eu penso sobre o que é ser mulher.
Moro numa rua calçada de uma cidade do interior de Minas, na minha rua tenho amizade com quase todas as vizinhas, a maioria mais velha ou casada. Trabalho o dia todo quando  chego em casa cansada venho pela rua segurando meu filho mais novo pela mão, meus pés dentro de um salto e o batom já desbotando e vejo a maioria na porta esperando por seus filhos ou maridos.
   As vezes me sento ao lado delas e pergunto como foi o dia, e em meio a relados de faxinas e stresses do lar, e olho para elas e vejo tanta beleza, são mulheres realmente linda, até a vizinha que eu não gosto, eu as vejo tão completamente lindas, me impressiono com a capacidade de cada uma de sorrir após um dia exausto de trabalho e afazeres intermináveis.
  Eu não sei se seria como estas mulheres, se após um dia longo de trabalho eu simplesmente me deito na cama e respiro fundo, enquanto meu filho mais novo pula em cima de mim e a mais velha conta suas ''assustadoras histórias de adolescente de 12 anos ''. não me entendam mal não estou reclamando de ficar um tempo com meus filhos e casa, ao contrário eu amo estar com eles, estou apenas questionando como algumas delas fazem isso e só isso, o dia todo, a vida toda ...
     Onde quero chegar com isso? o que caracteriza uma mulher para você? pois é ...Antigamente era isso aí mesmo uma pessoas que lava, passa, cuida da casa e dos filhos ...Mas hoje em dia as coisas mudaram, a maioria das mães são mães solo, lavam passam cuidam da casa sustentam a família e ainda vivem suas vidas tranquilas.
  Os tempos são outros entramos numa era feminista"Oh meu Deus as mulheres querem dominar o mundo''! Menos Bete! a nova geração está correndo atras do seu próprio espaço, por mérito próprio  né? o famoso direito de ir e vir  essas coisas , as futuras mulheres terão um poder imenso de mudar o próprio destino é o que esperamos. O que tem de errado em ser dona de casa? nada! desde que tenha sido escolha sua, quando volto para casa a tarde e vejo essa mulheres na soleira da porta olhando para rua, ouço várias vezes que o sonhos de muitas delas era trabalhar fora, ser executiva de sucesso, advogada, psicologa, como eu disse os tempos são outros.
  Hoje criamos nossa mulheres para servir aos próprios interesses e não á um lar , ou não somente á um lar.
 Bom; o dia internacional da tem muitas historias e já passou por várias datas surgiu o mito de que a data  atualmente mais comemorada do dia 8 teria como origem a celebração da luta e da greve de mulheres trabalhadoras do setor têxtil em Nova York em 1857 que haviam sido duramente reprimidas pela polícia ou mortas em um incêndio criminoso na fábrica.
  O que sabemos de melhor é que todos os dias travamos nossas batalhas pessoais, algumas mais fortes do que as outras, mas todas muito importantes para cada uma de nós.
Neste 8 de Março eu espero sinceramente que cada uma de nós, possamos nos ver com o olhos de admiração com que eu vejo minhas vizinhas, que possamos enxergar nossa beleza e valor, para continuarmos a luta todos os outros dias!
Afinal somos mulheres todos os dias!
  

Um comentário: